sábado, 18 de outubro de 2008

[notícia] projecto informal

Laboratório das artes de Guimarães convida a ver arte contemporânea nos espaços históricos da cidade
Público, 18.10.2008

Inaugura hoje, pelas 15h, o Projecto Informal, pelo Laboratório das Artes, em 6 diferentes espaços da cidade de Guimarães. Mais informações podem ser encontradas no sítio oficial, em www.laboratoriodasartes.net, e deve ser lida a notícia de hoje no jornal Público, aqui.

Projecto Informal começa este sábado, com instalações em seis espaços do centro de Guimarães

Um antigo hospital, dois museus, um tribunal e um palácio do século XV podem aparentemente ter pouco em comum. Mas, a partir de hoje, recebem uma mostra de arte contemporânea que quer desvendar uma outra face dos lugares históricos da cidade de Guimarães.

Estas são as linhas orientadoras do projecto Informal, uma ideia da Associação Cultural e Artística de Guimarães Laboratório das Artes, que pretende confrontar os espaços históricos da cidade com a arte contemporânea. "Quisemos contrapor a formalidade destes espaços ao carácter experimental das peças", explica Luís Ribeiro, um dos membros do colectivo que organiza a mostra.

O Laboratório das Artes não é novo nestas andanças. No ano passado, levou 19 artistas a expor numa fábrica de curtumes devoluta, no centro da cidade. Durante um mês, passaram pelo projecto Fábrica três mil pessoas. Há dois anos, o projecto Teleférico chegou a 200 mil pessoas, através das exposições no teleférico da Penha.

Mas o objectivo da associação é "inovar todos os anos". "Seria mais fácil repetirmos as fórmulas, mas não é esse o nosso caminho", explica Jorge Magalhães, outro dos artistas do Laboratório. Daí à ideia da mostra que hoje inauguram foi um passo: o projecto está a ser trabalhado desde Fevereiro, mas nunca o Laboratório tinha montado uma exposição tão grande como o Informal. "Esta mostra afasta-se das características de outros projectos. Estes são espaços que são muito visitados, mas com outras condições", destaca Magalhães.

Ao todo, são seis espaços - o palácio da Justiça, o antigo hospital da cidade, os Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, os Museus Alberto Sampaio e da Sociedade Martins Sarmento e o Paço dos Duques de Bragança - que acolhem obras de 17 artistas, entre eles alguns jovens vimaranenses e nomes consagrados da arte nacional, casos de Alberto Carneiro ou Pedro Calapez.

Por estes dias, sempre que se fala em artes, todas as conversas em Guimarães vão ter inevitavelmente à Capital Europeia da Cultura, estatuto que a cidade vai assumir em 2012. Luís Ribeiro acredita que o Informal pode contribuir para o sucesso do evento: "Com este projecto conseguimos unir várias instituições da cidade e esta realidade é muito importante, tendo em conta 2012". E a imagem de Guimarães apenas como cidade de património imaculado está a mudar? "Já não estamos fora dos roteiros artísticos nacionais. Hoje em dia, há outra abertura dos artistas para virem a Guimarães", afirma.

As exposições do projecto Informal são inauguradas esta tarde, a partir das 15h, simultaneamente nos seis espaços, e vão manter-se abertas até 13 de Dezembro.

Aos seis espaços que integram o projecto Informal junta-se um sétimo, a associação Convívio, um local histórico da vida cultural de Guimarães que no último ano tem voltado a assumir-se como um espaço do roteiro local de animação e cultura. A sede da associação, no Largo da Misericórdia, acolhe esta noite a festa de inauguração da mostra de arte contemporânea, com um DJ set de Hugo Panzer. O mesmo espaço vai acolher uma conferência, no dia 14 de Novembro, com o tema Desenhar para o Boneco: Experimentação artística na banda desenhada e a sessão de lançamento do catálogo da exposição.

Sem comentários: