sexta-feira, 19 de setembro de 2008

[marca] quadrilátero urbano



A marca Joomla! e a marca do Quadrilátero

As semelhanças do novo logotipo do Quadrilátero Urbano (Barcelos, Famalicão, Braga e Guimarães) com a logomarca da Joomla! são inegáveis. Além do mais, a do Quadrilátero é bem pior, começando no símbolo e acabando no mau uso e má escolha da tipografia usada.

O e-mail com que tomei conhecimento desta nova imagem, enviado pelo Canal Informativo do Município de Braga, oferece uma breve descrição do mesmo:

A criação deste logo resulta da união dos quatro pólos de desenvolvimento, que juntaram esforços para desenvolver uma rede de sinergias capaz de reforçar a posição de terceira concentração urbana e de conhecimento do país. A utilização do "q" de quadrilátero, representando cada um dos pólos, e a relação que se estabelece entre os quatro concelhos, converge numa imagem dinâmica e moderna, com quatro cores primárias, que representam os fluxos, influências e a rede de sinergias criada.

Parece que os esforços juntados pelos quatro pólos de desenvolvimento não deram grande resultado, a avaliar pelo resultado final. Quem terá criado esta marca? Quem é que não sabe que cores primárias existem apenas três, e não quatro? Sem palavras...

3 comentários:

Helder Guimarães disse...

Com o Joomla não acho muito parecido.Agora com esta, http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Apple_key.jpg ... Basta ter um Mac e olhar para o teclado. Olha que simbolo bonito!

Samuel Silva disse...

Exactamente, o logo do Quadrilatero foi feito em Mac. O Jobs sabe disto? :)

Anónimo disse...

o que realmente me mete espécie neste logo sao, realmente, as cores e a relação de peso entre a tipografia e o icone.. as eventuais recorrencias e recordações, embora as conseguindo ver, nao me incomodam muito.