terça-feira, 9 de setembro de 2008

[efeméride] henri de toulouse-lautrec




Obras de Toulousse-Lautrec

Henri de Toulouse-Lautrec nasceu a 24 de Novembro de 1864 e faleceu a 9 de Setembro de 1901, há 107 anos. Foi um pintor pós-impressionista e litógrafo francês, com uma história de vida fantástica, extremamente romântica, não só pela vida boémia que levava mas também pela sua debilidade física. 

Testemunha da vida nocturna de Montmartre, Henri não apenas faz pinturas, como também cartazes promocionais dos prostíbulos e teatros, fazendo-se presente na revolução da publicidade do século XIX. O cartaz litográfico colorido é uma nova ferramenta de divulgação de locais de lazer parisienses. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes, definindo o estilo que seria conhecido como Arte Nova. (Wikipédia)

3 comentários:

Marco Gomes disse...

Não esquecer a importância da sua obsessão por mulheres de cabelo ruivo. Embora pareça uma coscuvilhice, repara-se na sua importância artística: grande parte dos seus quadros onde está figurada uma mulher, lá está ela e o seu cabelo ruivo.

Cláudio Rodrigues disse...

@ Marco: Exactamente! Quase sempre era assim, e é obvio que não é coscuvilhice. Aliás, nada na vida de um artista é coscuvilhice, tudo é relevante para tentar perceber as obras!

Já agora, o Commons da Wikimedia tem dezenas de obras de Lautrec, algumas com excelente qualidade, que devem sem dúvida ser visitadas.

Já agora (2), este é um dos meus artistas preferidos. :)

Marco Gomes disse...

Good taste...

Lautrec encarna na perfeição o exemplar boémio do artista do século XIX. Embora, fosse na minha opinião, um pouco psicótico. Mas, também, tal como outrora, hoje quem não o é.

Pessoalmente, adoro os cartazes dele. São divinais.