segunda-feira, 8 de setembro de 2008

[derrocada em braga] a imprensa



O acontecimento trágico que marcou o dia de hoje — a derrocada de um prédio no centro de Braga, com três vítimas mortais — exemplarmente acompanhada no blogue Avenida Central, fez-me pensar em algumas questões que considero pertinentes e que decidi comentar no blogue vizinho, aqui.

Soube o que sucedera poucos minutos antes das 14h e tentei acompanhar todas as notícias ao longo da tarde. As edições online dos jornais diários Correio do Minho e Diário do Minho nada escreveram. Pelo contrário, os jornais nacionais que acompanharam o desastre com várias actualizações ao longo da tarde. O mesmo sucedeu com os canais televisivos de notícias. Às 20h a notícia abriu todos os telejornais. A reportagem (com directo) da SIC não passou os 5 minutos. A RTP e a TVI dedicaram cerca de 9 minutos ao assunto... Cobertura exemplar e bastante.

No entanto, como seria se idêntica tragédia se apoderasse de Lisboa? Quanto tempo durariam os directos? E as entrevistas a políticos e especialistas? E as análises? Mais: para que servem as edições online se não são actualizadas nestas alturas?

Sem comentários: