quarta-feira, 27 de junho de 2007

[aniversário] revista blitz

Blitz 13. Guimaraes Guimarães Braga Vizela Porto Blog Blogue Ocio Ócio Cultura Urbano Urbana Zine Magazine Artes Plásticas Plasticas Musica Música Tendências Tendencias Guia Spicka Spika Spica Berço Ana Concertos Concerto Blitz Fotografia Cinema Arquitectura Arte CCVF Vila Flor Cultural Theatro Circo Casa Artes
Capa Blitz n.º 13

A revista de música Blitz faz um ano! Para o assinalar, Qui 27 estará nas bancas uma edição especial com 132 páginas, a revista Extra Super Bock Super Rock e o terceiro livro da colecção Optimus Blitz Aprova, tudo pelo preço do costume. ±

Destaques do número 13:

O Boom do Rock Português, que em 1980 fez estremecer a música portuguesa e deu o pontapé de saída para a indústria da música nacional em moldes profissionais é o tema central da edição número 13 da revista BLITZ. Relembramos os tempos do «Chico Fininho» e dos «Cavalos de Corrida» numa extensa reportagem de 18 páginas assinada por Rui Miguel Abreu e onde se podem ler depoimentos dos principais protagonistas do chamado «boom» do rock português.

Zé Pedro dos Xutos & Pontapés, António Manuel Ribeiro dos UHF, Rui Reininho dos GNR, homens da rádio como Júlio Isidro e Luís Filipe Barros, produtores discográficos como António Pinho e Francisco Vasconcelos abrem o baú de memória e discorrem sobre um tempo que foi sem dúvida marcante. Rui Veloso, que continua a afastar o rótulo de «pai do rock português» é alvo de uma entrevista em separado. Tudo profusamente ilustrado por Hélder Oliveira, um dos maiores talentos da ilustração portuguesa.

Neste número, contem também com entrevistas aos White Stripes, Marilyn Manson, Maroon 5, Maria de Medeiros e Ana Moura, que ainda na Segunda-feira subiu ao palco para cantar «No Expectation» com os Rolling Stones. O período mágico e mui conturbado de David Bowie em Berlim é a peça maior do Retrovisor deste mês. Ou como a companhia de Iggy Pop e da cocaína deu origem a três álbuns seminais da música pop - Low, "Heroes" e Lodger.

Ainda neste número, publicamos a lista dos 50 discos que abalaram o mundo. Sim, é mais uma lista, desta vez alinhada de acordo com as escolhas de Björk, The Edge (dos U2), Brian Wilson (Beach Boys), Patti Smith, James Murphy (LCD Soundsystem), Bobby Gillespie (Primal Scream), André 3000 (Outkast), Alex Turner (Arctic Monkeys), Chino Moreno (Deftones), Kevin Shields (My Bloody Valentine) e muitos, muitos mais. Afinal, dentro de cada estrela também há um fã de música. Conheça-os melhor.

Nas críticas de discos, destaque para os novos álbuns dos Queens of the Stone Age, White Stripes e Chemical Brothers, sendo ainda incluídas recensões dos últimos trabalhos de Battles, Paul McCartney, Jazzanova, Marilyn Manson, Tomahawk, Editors, Avril Lavigne, Frank Black, Lisa Gerrard e Chris Cornell, entre muitos outros.

Micro Audio Waves, Coldfinger e Belasco estão presentes na secção Quase Famosos mas só mesmo tendo nas mãos um exemplar é que se percebe que nunca se ouviu uma revista assim! (texto blitz.pt)

Sem comentários: