quarta-feira, 23 de maio de 2007

[domingo] citânia viva

Citânia Viva
Pormenor do cartaz Citânia Viva ±


No próximo dia 27 de Maio, terá lugar na Citânia de Briteiros a terceira edição do evento “Citânia Viva”, uma experiência de Recriação Histórica iniciada em 2005.

Nesta edição, cujo formato foi elaborado pelo encenador Gil Filipe, optou-se por uma diferente organização das actividades de Recriação Histórica. Ao longo da tarde, irão ser efectuadas diversas visitas animadas pelo espaço da Citânia, “guiadas “ por um arqueólogo do século XIX, nas quais os figurantes (um total de cerca de 80 voluntários, todos naturais da zona de Briteiros) irão interagir com o público. Esta interacção irá desenrolar-se numa série de números que abrangem diversas temáticas, como a vida doméstica, manifestações cívicas na Idade do Ferro, guerreiros e defesa do povoado e ritual fúnebre. Será também preparado o “almoço castrejo”, que irá ser servido a partir do meio-dia e durante o resto da tarde. As visitas terão início a partir das 15h, até ao fim da tarde, estimando-se uma duração de cerca de uma hora para cada uma. O custo da visita será de 3 Eur por pessoa (1,50 para crianças).

A “Citânia Viva”, além de um evento de carácter experimental e didáctico, tem mantido uma interligação entre a comunidade local e os espaços históricos que se conservam naquelas freguesias do Norte do Concelho de Guimarães, criando factores de identificação das populações com o Património Arqueológico. (Excerto de texto de Pedra Formosa)

2 comentários:

Carlos Gonçalves disse...

Infelizmente... foi adiada...

Cláudio Rodrigues disse...

É verdade... E, quanto à nova data, ainda não ouvi nada.