sexta-feira, 4 de maio de 2007

[artes] le corbusier



#004: Le Corbusier
Igreja de Saint-Pierre, Firminy, França 2006

Le Corbusier tem origens suíças mas é naturalizado francês, nasceu em 1887 e faleceu em 1965. Mais conhecido como Arquitecto e Urbanista, foi também pintor. Lançou as bases do Movimento Moderno de características funcionalistas. A pesquisa que realizou envolvendo uma nova forma de abordar a forma arquitectónica baseado nas necessidades humanas revolucionou, juntamente com a actuação da Bauhaus, a cultura arquitectónica do mundo inteiro.

A sua obra, ao negar características histórico-nacionalistas, abriu caminho para o que mais tarde seria chamado de Estilo Internacional, que teria representantes como Ludwig Mies van der Rohe, Walter Gropius, e Marcel Breuer.

A sua influência estendeu-se principalmente ao urbanismo. Foi um dos primeiros a compreender as transformações que o automóvel exigiria no planeamento urbano. A cidade do futuro, na sua perspectiva, deveria consistir em grandes blocos de apartamentos assentes em pilotis, deixando o terreno fluir debaixo da construção.

Nas imagens, a Igreja de Saint-Pierre, localizada em de Firminy, a cidade francesa com mais obras de Le Corbusier. Para além de ser muito bela, esta igreja, tem a particularidade de ter ficado concluída 41 anos após o projecto.

(Escrito com a ajuda da Wikipédia (Pt)(Fr).)

6 comentários:

Tiago Laranjeiro disse...

É também o senhor que gostava de pôr lavatórios no meio dos corredores.

Cláudio Rodrigues disse...

Lavatórios? Não percebi.

Jorge disse...

Bom blog.
Parabéns.

Cláudio Rodrigues disse...

Obrigado Jorge!

Anónimo disse...

spicka o wickpedia não é uma fonte de informação muito fiável, a grande parte dos textos são escritos pelos utilizadores e a grande maioria acaba sempre escrever sobre o que não sabe... mas o post tá divinal, grande iluminária.

PS: essa escrita logo pela manha tava um pouco atribulada lol, joking ;)

paulo dumas disse...

Se o Corbusier era com lavatórios, o Marcel Duchamp era mais com urinóis...

Venha o mafarrico e escolha.