terça-feira, 20 de março de 2007

[exposição] antónio olaio


Obra de António Olaio, fotografia de Paulo Mendes

No Palácio do CC Vila Flor, António Olaio apresenta, até 15 de Abril, “I think differently, now that I can paint”, exposição da qual é, para além de autor, comissário. Ocupa uma parte significativa do Palácio e é uma espécie de retrospectiva dos últimos 6 anos, desde a última em 2001 no contexto da UrbanLab, Bienal da Maia. As técnicas utilizadas são várias, desde o vídeo ao desenho, instalação e pintura. Há ainda um livro, ou um bom catálogo, com muitas obras de António Olaio e uma entrevista em jeito de conversa com Victor Diniz, onde percorrem os aspectos mais marcantes da sua obra.

Paulo Mendes, no Dr. Mabuse, descreve assim a sua visita:
"Na aparente simplicidade da montagem da presente exposição os espaços foram povoados pelas oníricas criaturas e imagens criadas pela pintura de Olaio, produzindo uma revisão irónica da nossa mais comum banalidade. As suas telas colocadas entre as janelas daquele palacete transformado remetem para outras possibilidades de fuga, para um universo fantástico de narrativas sonoras acompanhadas por uma exuberante componente plástica, sempre surpreendente na sua eficácia de transformar a nossa percepção das coisas, como se a matéria se metamorfoseasse acompanhando a performance do pintor." (excerto do texto de Paulo Mendes no Dr Mabuse)

É, sem qualquer dúvida, uma exposição a não perder! António Olaio é um dos artistas plásticos portugueses mais importantes das últimas décadas. Começou o seu percurso artístico na década de 1980, vagueando entre a pintura e a performance e passando mesmo pela música, no projecto Repórter Estrábico e em colaborações com João Taborda.

(Escrito com a ajuda de Dr Mabuse, Audiência Zero e CC Vila Flor)

Sem comentários: