sábado, 17 de março de 2007

[eightees] mão morta em guimarães


Adolfo Luxúria Canibal, fundador dos Mão Morta em 1984

Há 19 anos atrás, no dia 5 de Março do abençoado ano de 1988, os Mão Morta, juntamente com os Cães Vadios, tocavam no Liceu de Guimarães. Durante o concerto, Zé dos Eclipses (membro até 1991), pontapeia a cara um membro do público. Já não há, no Liceu, concertos assim...

6 comentários:

Francisco Rodrigues disse...

:) a arte tem destas coisas.

Anónimo disse...

O Tim dos Xutos, num concerto ou numa entrevssta (não me lembro bem) também falou num concerto no Liceu de Guimarães nos anos 80 que acabou com gás lacrimogénio e grande confusão.
Era fixe fazerss um apanhado desses momentos gloriosos do Liceu.

Cláudio Rodrigues disse...

Hummm vou ver se consigo... Mas este, para mim, está demais! Nem que seja pelo simples facto que agora, ao Liceu, só lá vão DJ...

Anónimo disse...

Incrível como o tempo passa!..Esse concerto foi um dos mais emblemáticos para mim na época porque era amigo e fã dos Mão Morta desde o seu início e já há muito que ansiavamos para que as nossas duas bandas fizessem um concerto juntas.
Foi um dos concertos mais estranhos em que actuámos porque o pavilhão do Liceu estava cheio de pessoal em que metade da assistência estava sentada ou caída no chão (comentávamos entre as bandas que deviam estar todos pedrados ou a alucinar).O evento foi bom para as 2 bandas e acho que o pessoal gostou.Quando já estavamos na carrinha para seguir para o Porto esta foi apedrajada por elementos da assistência..ficamos a pensar que deviam ter-nos detestado.Algum tempo depois comentei com o Adolfo a situação e para meu espanto ele diz-me que os Mão Morta também foram apedrajados quando saiam (a carrinha entenda-se).Ele disse-me que já era habitual isso acontecer em Guimarães, quer gostassem ou não das bandas de fora.Era a forma deles dizerem- Ei, gostamos de vocês e esperámos ansiosamente que regressem para mais um concerto.Será?

Guilherme Lucas
Guitarrista e fundador dos CÃES VADIOS
Actual guitarrista dos DEAD SINGER

Cláudio Rodrigues disse...

Não sei, nunca percebi muito bem o porquê de alguns vimaranenses terem um especial prazer em atirar pedras contra os veículos dos visitantes... Mas de certeza que deveria ser um convite para regressarem, embora não possa confirmar porque nessa altura ainda não tinha nascido... :)

Para todos os efeitos Guilherme L., volta cá, prometo que não serás apedrejado!

Anónimo disse...

Eu estive lá! Fui aluno no Liceu...Era um puto nessa altura! Felizmente não atirei pedras a ninguém...
Nunca o Liceu teve um ambiente de "cortar à faca" como nessa noite! Surreal e indescritível...
Uma daquelas noites que não se esquece...
Nesse tempo os Mão Morta ainda não tinham discos editados, apenas circulava de mão em mão uma maquete ao vivo em cassete. Ainda tenho essa maquete guardada...Os Cães Vadios tocavam "...os marcianos vêm aí...".

Em relação ao concerto dos Xutos não foi no liceu, foi na EB 2,3 de João de Meira, ainda antes dos Mão Morta (foi o 1ºconcerto que vi).

Ricardo TheAnt