domingo, 18 de março de 2007

[botânica] magnólia




Magnólias e Magnólias em flor, anunciando a Primavera

A magnólia é uma flor proveniente de plantas do género Magnolia, família Magnoliaceae.

As magnólias são árvores, arbustos ou arvoretas semi-descíduos ou descíduos, apreciados como ornamentais em jardins, principalmente em locais de clima temperado ou subtropical. Produzem abundantes flores brancas ou rosadas, grandes e perfumadas.

A ciência botânica tem um interesse especial pelas magnólias, por apresentarem estruturas reprodutivas e anatómicas que se acredita serem extremamente primitivas em relação a todas as outras flores, apresentando semelhanças com Gimnospermas primitivas. Alguns dos fósseis mais antigos de Angiospermas conhecidos apresentam flores semelhantes às magnólias. (texto da Wikipédia)

Magnólia da Praça de Santiago, 2006 (lembrança de Alter Ego)

Para mim, a magnólia, que até no nome é linda, anuncia a chegada da Primavera. Guimarães tem muitas, e já estão todas em flor. O equinócio está a chegar...

4 comentários:

Anónimo disse...

Magnólia é também o nome de um espantoso filme.

Cláudio Rodrigues disse...

A Magnólia inspira, sem dúvida alguma, os aristas! ;)

(na página Magnólia da wikipédia, há lá um link para esse filme, o Magnólia)

Alter Ego disse...

Ao ver este post primaveril, lembrei-me desta fotografia, que já tinha visto na Pedra Formosa. De facto, tem razão: em Guimarães, além de belas praças, há magnólias magníficas.

Cláudio Rodrigues disse...

Obrigado pela lembrança, Professor Alter Ego! ;) A Primavera está aí (embora mais fresca que o que este fim-de-semana se anunciava...)