quinta-feira, 15 de março de 2007

[artes] manuel cargaleiro




#002 : Manuel Cargaleiro
Várias Obras (não as melhores, mas não encontrei melhor)

Manuel Cargaleiro nasceu em Vila Velha de Ródão a 16 de Março de 1927, mas viveu desde criança em Almada e no Seixal, subúrbios de Lisboa.

Em 1949 participou no Primeiro Salão de Cerâmica organizado por António Ferro em Lisboa e, em 1952 realizou a primeira exposição individual de cerâmica organizado pelo então Serviço Nacional de Informação (SNI). Foi professor de cerâmica na Escola de Artes Decorativas António Arroio (Lisboa) e tem no Seixal desde 1994 uma escola baptizada com seu nome. Em 1957 fixou residência em Paris onde está representado em permanência na Galeria Albert Loeb mas a partir do último quartel do século XX passou a trabalhar quer em França quer em Lisboa e Monte da Caparica.

A 31 de Janeiro de 1990 criou em Lisboa a Fundação Manuel Cargaleiro à qual doou um vasto conjunto das suas obras e a colecção constituída por objectos de várias temáticas. Possui um atelier na Fábrica Viúva Lamego (Sintra) e um em Vietri sul Mare (província de Salerno, Itália). Desde 2004 existe também o Museu Artístico Industrial Manuel Cargaleiro.

(Escrito com a ajuda da Wikipedia (Pt))

1 comentário:

Bionico disse...

Os azulejos da última foto são os da estação do metro colégio militar/luz (na cidade moura).