quinta-feira, 1 de março de 2007

[artes] renzo piano



#001: Renzo Piano
Centro Georges Pompidou, Paris 1977

Renzo Piano nasceu em Itália, no ano de 1937. Licenciou-se em 1964 na Escola de Arquitetura do Instituto Politécnico de Milão. Entre 1965 e 1970, terminou sua formação e realizou algumas experiências de trabalho através de viagens de estudo à Grã-Bretanha e América.

Em 1971, Piano fundou a agência “Piano & Rogers" com Richard Rogers, seu sócio no projeto do Centro Pompidou em Paris. Mais tarde, em 1977, fundou o atelier “Piano & Rice" juntamente com Peter Rice, parceria esta que se prolongou até à data do seu falecimento, em 1993. Finalmente, Piano fundou então o seu atual atelier em Génova, conhecido como “Renzo Piano Building Workshop”, criando paralelamente, escritórios independentes em Paris e Génova.

O seu histórico arquitetónico conta já com uma vasta gama de obras muitíssimo conhecidas e conceituadas a nível mundial. Porém, Piano não se cansa de produzir a sua fantástica arquitectura high-tech que fascina qualquer pessoa desde o seus meros esquissos carregados de simbolismo, às suas imponentes construções envoltas de um característico misticismo e magia que dão toda a vida às suas obras.

Recebeu, em 1989, a Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects, em 1990 o Kyoto Prize e, em 1998, o Pritzker Prize.

(Escrito com a ajuda da Wikipédia (Pt) (It))

3 comentários:

Diuner de Guimarães disse...

Ou então Centro Jorge Pompidou, por José de Guimarães.

Cláudio Rodrigues disse...

Claro! Tanto é verdade que já uma das obras de José de Guimarães sobre o Centro JP tinha aparecido no spicka.pt.vu.

A Colecção de Arte da Sociedade Martins Sarmento tem coisas fantásticas!

Pedro Morgado disse...

Boas, o Blog está excelente. Parabéns!